FANDOM


Bem Vindo à Tapiraí WikiEdit

Bandeira 01

Bandeira

Brasao ampliado

Brasão

Fundação: 19 de fevereiro de 1959
Gentílico: Tapiraiense

Espaço destinado a armazenar o máximo possível de informações à respeito da cidade de Tapiraí - SP.

Ajude a contar a história do munícipio através desta wiki, adicionando fotos e textos às páginas.

Tapiraí (São Paulo)Edit

Município brasileiro do estado de São Paulo. Possui atualmente 8.015 habitantes, segundo estimativas do Censo 2010.

Tapiraí situa-se a sudeste do Estado de São Paulo, nas encostas da Serra do Paranapiacaba, fazendo limite com os municípios Juquiá, Miracatu, Ibiúna, São Miguel Arcanjo, Pilar do Sul, Sete Barras e Piedade, ligados através de estradas municipais e estaduais. Tem 756 km², sendo 82% de mata atlântica, reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade. Toda bem propiciosa à pratica de esportes de aventura como trilhas, rafting, treking e caminhadas na mata, tendo grande potencial para a transformação em estância de ecoturismo.

HistóriaEdit

Tapiraí já foi grande produtora de chá, até exportando o produto, mas com a desativação da fábrica, o gengibre foi o produto que mais se adaptou ao clima da cidade.
Hoje é considerado um dos melhores do mundo, tanto na aparência como no conteúdo. Sua produção é quase que totalmente exportada.
Também produz inhame, mandioquinha e outros legumes distribuídos para todo o Brasil. A data de fundação do município é19 de fevereiro de 1959 (52 anos).

EtimologiaEdit

AL Tapir
Anta ou tapir, o animal que deu origem ao nome do município - Tapiraí significa "caminho das antas".

A anta brasileira pertence à espécie Tapirus terrestris.
Mede 1,10 m de altura e 2,20 (a fêmea) ou 2 m (o macho) de comprimento. Pesa cerca de 250 kg.

OcorrênciaEdit

Ocorre na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. A anta é encontrada também em toda a América do Sul, exceto Uruguai e Chile.

ClimaEdit

Durante o verão, os dias são bastante quentes e as noites, amenas. Já no inverno, o frio é rigoroso - Tapiraí registrou a temperatura mínima de 3 graus negativos em 2000. Curiosa também é a neblina densa que envolve a cidade várias vezes ao dia, no outono e no inverno, recobrindo as paisagens.


GeografiaEdit

A característica mais importante de Tapiraí é sua enorme área de Mata Atlântica, que foi tombada como Área de Proteção Ambiental - APA e declarada Reserva da Biosfera em 1992.
Vizinha à Reserva da Juréia, a mata tapiraiense preserva muitos animais raros, inclusive pássaros que já atraíram muitos observadores à cidade. Desde o fim das madeireiras, fábricas de móveis e extrativismo predador, determinado pelo tombamento de suas matas, Tapiraí já não tem atividade econômica relevante, o que explica a redução substancial de sua população nos últimos anos. Oecoturismo é, hoje, sua única esperança de recuperação.

TurismoEdit

Cortada pela rodovia SP-79, que liga o interior do Estado de São Paulo ao litoral sul do estado, ao Vale do Ribeira e à Região Sul do País, Tapiraí é passagem para muitos turistas, que, com frequência, atraídos por suas muitas cachoeiras ou pelos rios e riachos, param nas pousadas existentes. A cidade tem interesse em desenvolver o ecoturismo e também o agroturismo e já tem selos turísticos oferecidos pela EMBRATUR, pelo Instituto Brasileiro de Turismo e pela Secretaria de Estado de Esportes e Turismo (SET). A Mata Atlantica: Há 500 anos quando os portugueses chegaram pela primeira vez a esta região, uma floresta colossal estendia ao longo da costa brasileira. 12% do Brasil era coberto por esta mata maravilhosa. Hoje restam apenas 4,4% com proteção ambiental. A pousada Salve floresta se situa dentro de uma area de 6 mil hectares de mata atlantica. Preservar a Mata é o lema desta Pousada, que embora seja particular tem um trabalho intenso de preservacao e educacao ambiental. Todo esforço que estamos fazendo em preservar esta mata, só poderá trazer beneficios para todos nós. Ajude a preservar esta natureza, pois com bom senso e sabedoria teremos chance de preservar algo de seu antigo esplendor. Preservando a Mata Atlantica vamos garantir a sobrevivência de muitos animais que estão ameaçados de extinção.


HidrografiaEdit

RodoviasEdit

ReferênciasEdit

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Ligações externasEdit

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.